Existem lindos exemplares de Engenharia e Arquitetura ao redor do mundo. Mas algumas estruturas possuem um design para lá de ousado! E por quê? Porque é diferente, fugindo do padrão tradicional e desafiando a lei da gravidade. Divida disso? Então, confira o texto a seguir e descubra o verdadeiro significado do que é “viver no limite”!
1.Mountain House
Esta casa, projeto do arquiteto iraniano Milad Eshtiyaghi, está localizada em Vancouver, no Canadá. Trata-se de uma edificação de design inovador, com desenho contemporâneo, três níveis de andares encaixados entre rochas. De acordo com o projetista, toda a planta da construção foi elaborada para que não fosse necessário remover nenhuma das árvores anciãs vivas na área. Sendo assim, a estrutura formou-se por entre as espécies, criando uma linha sinuosa, porém regular e retangular. Já os lugares onde as árvores estão foram transformados em jardins.
2.Casa na Encosta
Esta bela construção foi projetada pelos arquitetos espanhóis Fran Silvestre e Maria José Sáez. É considerada também, assim como o exemplar de Engenharia e Arquitetura anterior, um refúgio esculpido em rocha. Porém, neste caso, a estratégia estética adotada é inspirada nos origamis. O resultado foi uma volumetria que transmite muita leveza e modernidade!
3.Casa Utriai
Este modelo residencial é muito maior do que os anteriores, com 424 m² de área construída estrategicamente bem posicionada em um terreno de 3 mil m². E seu projeto foi assinado pela equipe de arquitetos da empresa G. Natkevicius & Partners, tendo como maior destaque o balanço estrutural de boa parte da edificação.
4.Casa cruzada
Esta bela estrutura de concreto é de autoria do escritório Clavel Arquitectos. Ela é composta de dois volumes empilhados e cruzados num ângulo de 35 graus. E o resultado é um design surpreendente, de visual futurista e muito urbano!
5.Dune House
De todos os lindos exemplares listados neste texto, este é o mais desafiador da gravidade. Ele foi idealizado pelo Studio Viktor Sørless. Parece um pedestal estreito em balanço sobre uma paisagem costeira. E, realmente, lembra algo saído das telas de cinema. Concorda?